quarta-feira, 7 de outubro de 2009

´Copa e olimpíada em 2 anos no mesmo pais só ocorreu 3 vezes

A escolha do Rio de Janeiro para sede dos jogos olímpicos de 2016,2 anos após a copa do Brasil é uma situação que ocorre pela quarta vez.
A primeira situação ocorreu com o México que realizou a olimpíada de 1968 em sua capital
com 2200 m ,na mais alta altitude de uma olimpíada realizada ,e a saudosa copa em que ganhamos de forma brilhante o tricampeonato em 1970,evento que contou com a participação de 16 seleções,metade da atual situação.
A segunda vez que ocorreu este fato foram 2 anos depois com a Alemanha que organizou a edição de Munique que tem como triste lembrança o atentado aos atletas israelenses e fez a copa em se sagrou vencedora em 1974 na final com Holanda ,que foi a grande sensação da competição mas perdeu a final.
A terceira vez que um mesmo país organizou seguidamente os 2 eventos aconteceu 20 anos depois,quando os EUA fizeram a copa em que nos sagramos tetracampeões,24 anos após o tri,
utilizando a estrutura de boa parte dos magníficos estádios de de baseball e do futebol americano
e de em 1996 em Atlanta,onde obtivemos nossa melhor participação até então num jogos olímpicos,com 15 medalhas,cinco vezes mais que Barcelona.
Agora cabe ao Brasil esta difícil tarefa de realizar num espaço de 2 anos os 2 principais eventos
esportivos mundiais,o que dispenderá muito mais dinheiro do quando ocorreu com os EUA ,pois
a maior parte das instalações terão que ser construídas.
É um orgulho para nosso país estar em evidência nestes dois mega eventos,mas também um grande desafio pois esta tarefa não será nada fácil e muito mais complexa do que a realização
de um Pan,onde o retorno dado a população deixou a desejar.
Esperamos que agora a situação seja diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário