sábado, 19 de setembro de 2009

Olimpíadas de Los Angeles,Seul e Barcelona

Continuando o resumo histórico da participação brasileira em olimpíadas chegamos a Los Angeles, 1984 onde chegaríamos à melhor participação nacional até então,com oito medalhas:
O ouro veio com a fantástica vitória de Joaquim Cruz,nos 800 metros,com tempo de 1min. e 43 segundos cravados,sendo que sua vitória foi a primeira medalha de ouro brasileira
transmitida ao vivo pela tv e sendo sem dúvida um dos momentos mais marcantes do esporte brasileiro.
Conquistamos ainda cinco medalhas de prata ,com 1-Ricardo Prado nos 400 metros Medley,num
desempenho brilhante para um atleta de cerca 1m e 70cm,2-Torben Grael,o maior medalhista brasileiro de todos os tempos ,com Daniel Adler e Ronaldo Senft na classe soling da vela , 3-com a geração de prata do Võlei,iniciando a série de sucessos da modalidade, a mais forte do Brasil desde então,4-no futebol com a equipe mista do Internacional e da Ponte Preta,comandada pelo técnico Jair Picerni e 5- com o meio pesado Douglas
Vieira no judô,principiando a contínua conquista de medalhas por este esporte em todas as edições dos jogos,esporte que completou a participação brasileira com mais dois bronze,com Luis Omura e Walter Carmona.
Quatro anos mais tarde em Seul,Coréia,vimos o grande Aurélio Miguel,conquistar o ouro
num desempenho brilhante ,na categoria meio pesado no judô.
Ganhamos ainda, duas pratas, com Joaquim Cruz nos 800 metros rasos e de novo no futebol,na equipe comandada pór Carlos Alberto Silva,que contava dentre outros com os tetra campeões Romário e Taffarel.
Tivemos ainda três medalhas de bronze ,sendo 2 no iatismo com Lars Grael , acompanhado por Clinio de Freitas,na classe tornado e seu irmão Torbel na classe star, auxiliado por Nelson Falcão,além da importante conquista de
Robson Caetano nos 200 metros rasos no atletismo.
Em Barcelona,1992,tivemos um pequeno retrocesso em número de medalhas,ficando com 3 medalhas,sendo 2 de ouro com o judoca Rogério Sampaio, na categoria leve, num desempenho fantástico. A magnífica equipe masculina de vôlei conquistaria seu primeiro título,comandada pelo atual técnico da equipe feminina , José Roberto Guimarães.
Completou o quadro de medalhas brasileiras,Gustavo Borges.com a prata nos 100 metros livres,
resultado que só foi confirmado depois de um certo tempo , devido a uma pane na cronometragem eletrônica, e dando início as 4 premiações que obteve, sendo ainda o maior ganhador de medalhas da modalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário