quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Rio de Janeiro deve sediar a olimpíada de 2016?

Os membros do Comitê Olímpico Internacional escolherão em 90 dias a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ,como todos esportistas, sabemos que o Rio de Janeiro está na segunda fase desta disputa.

Apaixonado por esporte,que sou,adoraria ver o meu pais sediando uma olimpíada,mas será bom
isto para nós? É isto uma prioridade nacional? Eu acredito que a organização da copa de 2014
já será muita dispendiosa e acho que devemos esperar por um outro momento para concretizarmos este sonho.

Participarão da eleição de 02 de outubro,além do Rio ,Tóquio,Chicago e Madri. Sabemos que todos estes países já realizaram olimpíadas( sendo as últimas,Tóquio 64,Barcelona 92 e Atlanta 96). O fato de que a América do Sul nunca organizou estes jogos, teoricamente colocaria o Rio com certa vantagem sobre as demais ,mas não é isto que analiso!.

Reitero que sou contra e não devemos nos levar pela empolgação de sermos um país emergente e em fortalecimento no cenário internacional...ainda não é esta hora..temos muito que crescer em várias áreas ,a começar por educação,saúde,transporte,moradia,segurança,que
deixam muito a a desejar em nosso pais.

Muitos dizem que melhoraremos muito na área esportiva ,se organizarmos um evento de tamanho porte! Será? Exemplos de outros países nos provam que nem sempre ocorre esta melhoria de uma forma consistente.... Espanha e Grécia tiveram uma evolução esportiva após serem anfitriões principalmente os ibéricos,mas já os helênicos não sustentaram esta evolução
e caíram muito de rendimento o ano passado,em Pequim!

Independente de analisarmos o mal uso do dinheiro nas obras,assunto muito citado,quando da realização do Pan em 2007,o mais triste é vermos que boa parte das instalações esportivas inauguradas não estã sendo utilizadas para o desenvolvimento do desporto.

Descupe-me pois ,alguns amigos que são a favor e torcem para que o Rio seja eleita sede !
Devemos ser mais racionais e conscientes ,de que temos inúmeras outras prioridades antes de
viabilizarmos este sonho.

3 comentários: